Viagem à Fábrica
18 a 21 de Outubro 2007
Após a viagem de avião Lisboa – Estugarda havia que retemperar forças.
O local escolhido para o Jantar da Porsche Ibérica S.A. foi uma cervejaria típica Alemã, onde a produção era caseira...
…sendo efectuada uma
descrição do respectivo processo de fabrico pelo proprietário.
Nesta ocasião o Associado Honorário do Clube, Volker Spannagel, foi quem teve a amabilidade de efectuar a tradução Alemão-Inglês.
Claro que nem todos optaram
pela excelente cerveja da casa… A água seria ainda melhor?
E nada como um pratinho “leve” para aguentar o friozinho que aguardava lá fora.
Na manhã de 6ªF havia que sair cedo …
…do hotel…
... tomando-se o “nosso” autocarro…
…até à Porsche AG.
Já no actual museu da
Porsche (o novo só abre lá para finais de 2008), começou o contacto com
exemplares bem raros:
um 550 Spyder à escala 1 / 2,3 ,….
… um
brutal...
… 935,…
… um 911 Carrera… …
…4 x 4 Paris Dakar,…
…o GT1 vencedor das 24 Horas de Le Mans de 1998,…
…um Cayman com o motor (e não só) à vista…
…o famoso F1 motor Porsche, junto com um Indy car,…
…um Carocha Split (de dois óculos pequenos atrás),…
… o 959 Grupo B de 1983, ….
… o Carrera GT…
…e o “motorzinho” Porsche de 16 cilindros.
Havia que tivesse especial afecto pelo 944, …
… e às tantas aparecia um futuro clássico, …
… junto
de um 356 cabrio de 1950.
E quem não gosta de estar ao lado do Porsche nº1, de 1948?
Alguns 997’s e Boxsters aguardam fora por dono ou que o tempo passe até
terem senha de entrada no Museu. Seguiu-se a visita à linha de montagem de Zuffenhauzen.
Era de encher bem os olhos já que as fotos e filmagens não são permitidas.
À saída de Zuffenhausen uma foto … e não ia haver mais… já
que em Weissach as medidas de segurança anti-fotos-espia eram elevadíssimas. Vá-se lá saber
porquê… seria por causa de uns veículos “estranhos” que
passaram por nós? O
almoço no Casino de Weissach também acabou, pelos
mesmos motivos, por ser “sigiloso” e as sobremesas escolhidas por
todos foram as voltas rápidas à pista de ensaios, como passageiros dos
engenheiros de testes. Ficou-se com a “suspeita” que eles já tinham
andado antes naquela pista e com aqueles carros...
Fantástico!!!
O excelente jantar da Porsche AG …
… decorreu no Hotel.
No final houve lugar à entrega de lembranças...
…alusivas à viagem e ao Clube,…
…tendo sido entregue a Sandra Mayr, Responsável pela Coordenação de Clubes da Porsche AG …
…e a Joachim Lamla,
Director Geral da Porsche Ibérica,
placas alusivas à viagem do Clube
à Fábrica Porsche.
A ocasião foi aproveitada pelos anfitriões para falarem da realidade Porsche alemã, ibérica em geral e especificamente também a portuguesa.
A manhã de Sábado era livre
pelo que o roteiro de visita era à vontade de cada um.
Porque não conhecer Estugarda, a sua estação de comboios,…
…a praça …
….principal, …
… o mercado de flores nas traseiras do Castelo,…
... um mercado bem mais simpático em dias de frio, chuva e/ou neve, em que os produtos se encontravam expostos com um requinte quase artístico,…
…e um encontro com um escudo que “não era o que parecia mas que tinha muito a ver!
Pontualmente, às 13h30m,
deu-se o reencontro no autocarro…
… que percorrendo paisagens bem verdejantes,...
…ao som das musicas de um certo GPS e das gargalhadas dos animadores da fila de trás,…
…rapidamente se chegou a Tubingen.
Impunha-se uma primeira foto do grupo, …
… seguida de visita …
… guiada à…
…cidade…
…com a sua construção bem típica em vigas de madeira,…
… e alguns elementos atípicos (que acabaram amigos).
E tirou-se uma segunda foto de grupo,…
… junto à Rathaus (Câmara Municipal) de Tubinguen,…
…edifício que se encontra em “estado de concurso”.
Mas outros havia…
… também em excelente estado de conservação.
Chegados à beira-rio…
…já se vislumbravam os barquinhos onde o grupo se ia meter,….
…num final de dia de Outono, bonito, mas muiiiito fresquinho.
Num dos barcos a patente estava bem patente!!!
Noutro havia quem estivesse muito contente com a compra quentinha que tinha feito na Boutique Porsche e alguns arrependidos de não o terem feito também. Este barco tinha musica a bordo, e por pouco o GPS não caía “acidentalmente” à agua, juntamente com o proprietário. A sua sorte é que, dado o equilíbrio instável da embarcação, iriam todos juntos!!!
Neste havia cantor a bordo.
Seria alguma canção alemã …
… em honra do seu compatriota que também ia a bordo. Como é bem visível, este barco tinha o centro de gravidade rebaixado.
Após o desembarque a comitiva rumou …
… ao Museu Boxenstop.
À entrada encontrava-se …
…um Carrera 6 (906) …
…em excelente estado de conservação.
Claro que o 911 da Iª serie estava também em muito boa forma …
…bem como os demais veículos: Porsche,...
… Jaguars,...
… Morgan 3 rodas,…
… um F1 March 1970/71 de Ronnie Peterson,...
… até uma Solex.
E eis que no Boxenstop houve direito a uma tradução Alemão-Português
feito por uma “Tubingense”.
A nível de brinquedos também havia de tudo.
Os jovens de há 30-40-… anos lembrar-se-ão destas pistas…
…destes carrinhos,…
…e talvez menos destes raros Supertoys.
Posters, …
…anúncios ...
… e
até sinais verdadeiros de via férrea (escala 1 / 1!!!).
O jantar do grupo, na companhia de Brigitte Bardot, …
… de posters, de motos, … …
…de automóveis, e de muito bom ambiente, teve
todos os ingredientes para um bom fecho de visita.
Claro que no final houve lugar para uma pequena lembrança do Clube para o Associado Johannes Heick que muito contribuiu para o sucesso de mais uma viagem à Porsche AG.
(fotos cedidas por C. Brízido, J. M. Costa, J. P. Cardoso, J. S. Martins, M. Barroso e V. Sampaio)
Convidamo-lo a aceder ao calendário de eventos realizados e a realizar pelo Clube.
Contactos do Clube:
Porsche Club Portugal · Apartado 42 · Stº António (Oeiras) · 2781-601 Oeiras
ou
Tel : 21 469 16 41 (3ªF e 5ª F das 16H30 às 19h30) ou 91 712 72 70
ou
Fax : 21 469 1641
ou
Directamente no Clube, 3ªF e 5ª F das 16H30 às 19h30,
no Edifício Cascais Office, Quinta das Coelhas, Rotunda das Tojas 2º G,
Alcabideche (clique aqui para v.esquema de localização)
ou
E-MAIL - porsche.club.portugal@ip.pt
© 2007 Vasco Sampaio